quinta-feira

Mário Cardoso na Toponímia do Monte Estoril





O nome do falecido empresário e gestor Mário Cardoso, dá nome a um arruamento no Monte Estoril. A homenagem, promovida pela ALA - Academia de Letras e Artes com o apoio da Junta de Freguesia de Alcabideche, procura fomentar as memórias antigas que dão forma à Identidade Cascalense.

Conhecido empresário de Cascais, onde faleceu no dia 17 de Dezembro de 2003, Mário Cardoso nasceu em Monte Redondo – Arganil – em 10 de Fevereiro de 1938. Para além da sua actividade profissional, onde se destacou pela sua capacidade empreendedora e consciência social, Mário Cardoso foi Agraciado com a distinção de Cavaleiro da Ordem de Mérito Industrial pelo Presidente da Republica Portuguesa, em 1970, tendo recebido mais tarde a distinção de Citoyen Priviligiee concedido pelo Presidente da República Francesa, em 1980.

Em termos associativos, foi Presidente da Associação Comercial de Coimbra, onde desenvolveu profícuo trabalho na consolidação da vertente turística da cidade, tendo também fundado e presidido à Comissão de Melhoramentos de Monte Redondo, a sua terra natal, instituição a partir da qual se procederam a importantes obras de modernização da localidade e se asseguraram as condições mínimas para garantirem a qualidade de vida dos seus habitantes.