segunda-feira

Ministro Pedro Mota Soares Abre Ano Académico da ALA - Academia de Letras e Artes




Decorreu na passada Sexta-feira a sessão solene de abertura do ano académico de 2013 da ALA – Academia de Letras e Artes.

A cerimónia deste ano serviu para homenagear o saudoso académico honorário Professor José Hermano Saraiva, falecido durante o Verão de ano transacto e assentou numa brilhante conferência proferida pelo académico Professor Doutor Carlos-Antero Ferreira que evocou, com o brilhantismo e sempre, a vida e a obra do homenageado.

Depois de uma breve alocução proferida pelo Presidente da ALA, Professor António de Sousa Lara a cerimónia seguiu com a intervenção de Sua Excelência o Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares, que falou sobre a importância das instituições sociais na História de Portugal e também no momento de grande dificuldade que actualmente atravessamos.

Por fim, o Vice-Presidente da ALA encerrou os trabalhos, marcando os 25 anos da ALA, agradecendo a participação do Ministro Mota Soares e o trabalho empenhado de todos os académicos que, de forma voluntária, têm tornado possível à instituição o cumprimento das suas obrigações estatutárias defendendo Portugal e a cultura Portuguesa. Foi ainda assinalada a inusitada ausência dos representantes das instituições oficiais de Cascais!

Veja AQUI a conferência do Professor Antero Ferreira sobre a vida e a obra do Professor José Hermano saraiva; AQUI a intervenção do Ministro Dr. Pedro Mota Soares; e AQUI o discurso de encerramento pelo Comendador Joaquim Baraona.