Páginas

domingo

O Milagre de Cascais - Passeio Pedestre Nocturno do Movimento SerCascais

 
 
 
 
Atravessando 2000 anos de História, o Movimento SerCascais realizou mais um dos seus já míticos passeios pedestres nocturnos através dos recantos mágicos e encantados de Cascais.
 
Guiado por João Aníbal Henriques, o "Milagre de Cascais" levou cerca de 90 participantes através das estórias que dão forma à História de Cascais, num percurso irrepetível desde Outeiro de Polima, passando por Freiria, Vale da Laje e Polima em direcção à capelinha de Nossa Senhora da Conceição da Abóboda.
 
O percurso, centrado no autêntico milagre precioso que é a existência de Cascais, foi assumidamente uma viagem no tempo, através das figuras e das lendas que consolidaram a Identidade de Cascais e a cidadania local ao longo dos últimos milénios.
 
Ficam as imagens que comprovam que vale a pena SerCascais!















terça-feira

SerCascais promove passeio pedestre "O Milagre de Cascais"

 
 
 
 
No próximo Sábado, dia 29 de Setembro, com início às 21h30 no Largo de Outeiro de Polima (São Domingos de Rana) o Movimento SerCascais vai organizar mais um dos seus já míticos passeios pedestres através dos encantos maravilhosos e inesquecíveis deste NOSSO extraordinário Município de Cascais.

Será mais um dos segredos bem escondidos de Cascais que vamos revelar!

Ali, no meio das pedras vivas que guardam mais de 2000 anos de História e que preenchem o horizonte com mais uma paisagem extraordinária que Cascais precisa avidamente de recuperar, está guardada uma das estórias mais sentidas da nossa História milenar… Sagrado, profano e herético simultaneamente, “O Milagre de Cascais” entronca nos cultos e rituais antigo a Nossa Senhora da Conceição, mas precede-a em milénios e ainda hoje não deixa indiferente quem tem a sorte de a poder conhecer e visitar.

Num passeio pedestre guiado por João Aníbal Henriques, conheça aquele que é um dos mais antigos segredos de Cascais e deslumbre-se com um passeio nocturno que marcará a sua memória para a eternidade… e que vai alterar, de forma radical, a forma como conhece, percebe e entende este NOSSO Concelho de Cascais!

A participação é gratuita e está aberta a todos os vossos familiares e amigos. Basta que nos enviem um email para o info@sercascais.pt ou que nos contactem através do Facebook e nos digam quantos vão connosco neste noite tão especial.

Porque vale a pena SerCascais!

quinta-feira

Morreu Ermelinda Freitas (1931-2012)

 
 

  
Morreu ontem, aos 81 anos, Ermelinda Freitas, um dos nomes mais importantes da História do Vinho em Portugal e grande imulsionadora da região vinícola da Península de Setúbal.
 
Ermelinda Freitas, em conjunto com a filha Leonor, deu forma à "Casa Ermelinda Freitas" que resultou de uma antiga exploração vinícola cuja história que recua a 1920. Nessa altura pela mãos de Deonilde Freitas, mais tarde continuada por Germana Freitas, a esta casa aposta desde logo na qualidade das vinhas e dos vinhos, que inicialmente eram produzidos e vendidos a granel sem marca própria.
 
Foi com a actual gestão que se deu a grande mudança de se criar marcas próprias. Assim, em 1997, iniciou-se um novo ciclo com o “Terras do Pó” tinto, primeiro vinho produzido e engarrafado pela Casa Ermelinda Freitas.
 
Mais recentemente, em 2005,  recebeu o conceituado prémio de melhor tinto do mundo no concurso Vinailes Internacionales com o vinho monocasta "Syrah 2005".
 
Ermelinda Freitas, com o apoio da sua filha, deixou um legado de grande qualidade e reconhecido mérito, com repercussões ao nível da promoção internacional de Portugal, assumindo para si a responsabilidade de ter contribuído de forma extraordinária para a qualificação vinícola da região do Sado.

 


domingo

Manifestação por Portugal em Cascais (15 de Setembro de 2012)

 


Cascais fez ouvir a sua voz.

Numa iniciativa inédita que juntou no centro da Vila perto de duas centenas de Cascalenses, ouviram-se protestos contra a presença da troika, contra a austeridade, contra o governo e, sobretudo, contra os partidos políticos que, sem excepção, são um dos grandes obstáculos que impedem a concretização da democracia.

Para os manifestantes, que se reuniram em Cascais pela primeira vez desde o PREC, o ponto de ordem esteve na "autêntica bandalheira que se instalou no País desde o 25 de Abril", explicando que o mito criado entre a instalação de um regime democrático e a proliferação dos partidos políticos era uma utopia que devia ser desmascarada. Cascais gritou bem alto que exige democracia e, sobretudo, que exige que um novo rumo, um novo caminho e um novo paradigma para Portugal. Num regime assente na representatividade dos Portugueses e nos valores básicos da honestidade, rigor, transparência e respeito por Portugal.

Nesta manifestação única, na qual não participaram partidos políticos nem organizações sindicais, o mote foi colocado em Portugal, assumindo redobrada importância numa altura em que já se viu que terá de ser diferente o rumo a seguir pelo País num futuro próximo que se deseja que assuma o seu legado na formação de um novo ensejo para Portugal.












 


quarta-feira

Relíquias de Dom Bosco Estiveram no Externato de Nossa Senhora da Assunção em Cascais



No âmbito da comemoração do bicentenário do nascimento de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, as relíquias de Dom Bosco estiveram no Concelho de Cascais.

Numa visita profundamente marcante para os alunos, professores e pais das escolas Salesianas do Concelho de Cascais, as relíquias estiveram no Colégio Salesiano do Estoril, no Externato de Nossa Senhora da Assunção, no Externato de Nossa Senhora do Rosário e também na Casa de Maria Auxiliadora no Monte Estoril.

A recepção aos restos mortais de Dom Bosco, preparada a rigor por uma comunidade salesiana dinâmica e muito empenhada, assumiu redobrada importância numa altura em que a sociedade Portuguesa atravessa uma crise profunda e exige uma nova postura e uma nova maneira de enfrentar os desafios que o Mundo vai trazendo.

O exemplo de Dom Bosco, que há quase um século e meio deu origem à Comunidade Salesiana que hoje se encontra bem espalhada pelo Mundo, foi o mote que deu forma à visita, sublinhando-se a simplicidade da sua vida e o exemplo de entrega total e absoluta àqueles que mais necessitam.

Impactante, marcante e em muitos casos, profundamente emocionante, a chegada das relíquias de São João Bosco ao Externato de Nossa Senhora da Assunção, em Cascais, foi certamente um dos momentos mais importantes no percurso educativo das muitas crianças e jovens que actualmente ali preparam a sua vida sob a tutela do exemplo de vida de Dom Bosco.

Porque vale a pena sublinhar a actualidade desta mensagem...