quarta-feira

“Angola – As Ricas Donas” de Isabel Valadão




Os escolhos nos quais se compõe a História cruzam histórias com vidas e com os sonhos que dão corpo à própria existência da humanidade. É nesses espaços oblíquos que transpiram de realidade que se guardam as memórias dos sabores, dos aromas e das cores que serviram de cenário aos acontecimentos que marcaram o devir do Homem.

Mas a História, normalmente incapaz de se afastar do concreto, perde-se quase sempre destes laivos do Mundo real, acautelando-se nos factos inquestionáveis e esquecendo essa plêiade de cores que envolveram os homens e as mulheres que os viveram e os sentiram

Em “Angola – As Ricas Donas”, Isabel Valadão volta a mostrar que, com coragem e determinação, é possível enveredar por este caminho sinuoso que nos faz retroceder no tempo e no espaço. Mostra-nos uma Angola que combina os factos da História com as histórias que envolveram os factos, preenchendo com a emoção própria dos acontecimentos que nos enchem os sentidos o espaço vazio que nos afasta dos factos e da História real…

O carácter irracional da escravatura e do processo histórico que deu forma à sua abolição, cruza-se aqui com a história pessoal das ricas donas, dando vida a uma sociedade angolana marcada pelos anseios próprios de um espaço no qual se misturam gentes, projectos, sonhos e expectativas, e recriando um espectro de cores que nos devolve ao prazer de conhecer a História deste local.

Para quem conhece ou conheceu Angola, este novo romance histórico de Isabel Valadão permite-nos voltar àquele espaço tão especial. Para os outros, que não tiveram a sorte de experienciar Angola, o livro permite saltar sobre o pragmatismo da História para mergulhar apaixonadamente num universo real e profundamente dramático, apercebendo-se do requinte dos detalhes e de todos os pequenos pormenores que permitem sentir o seu carácter de excepção.

Reunir a História e as histórias é a arte com a qual Isabel Valadão tece esta sua nova obra. Numa excelência narrativa que prende desde a primeira página, sem se afastar um milímetro do rigor e da exigência que a documentação nos dá, “Angola – As Ricas Donas” é a obra de referência obrigatória que vai marcar o Verão literário em Portugal.