segunda-feira

O Príncipe-Real Dom Luís Filipe de Bragança




O Príncipe-Real Dom Luís Filipe, Luís Filipe Maria Carlos Amélio Fernando Victor Manuel António Lourenço Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Bento de Bragança Orleães Sabóia e Saxe-Coburgo-Gotha de nome completo, era filho do Rei Dom Carlos I e da Rainha Dona Amélia de Orleães.

Nasceu em Lisboa, no dia 21 de Março de 1887 e completaria hoje o seu 129º aniversário.

Com uma educação esmerada, para a qual contribuíram o ensejo dos seus pais e avós mas sobretudo, a influência muito marcante do seu perceptor Mouzinho de Albuquerque, o Príncipe Dom Luís Filipe era também um apaixonado pela fotografia e pelo mar.

Com pouca experiência política, o príncipe governou de forma interina durante uma deslocação de seu pai ao estrangeiro e, em 1807, encabeçou uma longa e muito impactante visita às colónias africanas de Portugal, onde procurou sublinhar o interesse da Coroa na defesa daqueles territórios.

Antes de morrer assassinado pela Carbonária no dia 1 de Fevereiro de 1908, conseguiu ainda cobrir-se de glória e de alcançar o estatuto de herói ao disparar o seu revólver contra os assassinos tentando defender o seu pai e Rei. Diz-se mesmo que o príncipe repetia amiúde que defenderia sempre o pai e que só sobre o seu cadáver conseguiriam atacá-lo.

Morreu cedo demais. Para grande infelicidade de Portugal.