quarta-feira

As Joaninhas da Paulinha: Os Sabores da História de Cascais





É um esforço titânico de recuperação das memórias mais ancestrais da gastronomia Cascalense, aquele que está a ser feito por Paula Brito Nunes, proprietária do “Restaurante Paulinha” em Cascais.

Perdida no meio das memórias mais antigas desta localidade excepcional, onde as estórias pessoais das senhoras velhinhas se cruzam com os restos das indicações das mais conceituadas cozinhas locais, encontrou a receita ancestral das “Joaninhas de Cascais”.

Longas e em cor amarelada, contrariando a ideia do corpo redondo e encarnado com pintas pretas do insecto simpático que usa o mesmo nome, as “Joaninhas de Cascais” são uma iguaria preparada a partir de amêndoa granulada, ovos e açúcar que não deixa ninguém indiferente.

A aposta na doçaria histórica de Cascais, num projecto mais vasto que procura recriar as memórias antigas de Cascais a partir dos ingredientes, das técnicas e dos sabores que deliciaram os nossos avós, representa um importante contributo para a recuperação da identidade municipal, fomentando as memórias que se associam às emoções da experiência de qualquer coisa verdadeiramente excepcional.

As “Joaninhas de Cascais” estão disponíveis no Restaurante Paulinha, situado na Rua Alexandre Herculano, nº 72, mesmo no centro de Cascais. O telefone de contacto é o 214865932.