quinta-feira

Morreu Ermelinda Freitas (1931-2012)

 
 

  
Morreu ontem, aos 81 anos, Ermelinda Freitas, um dos nomes mais importantes da História do Vinho em Portugal e grande imulsionadora da região vinícola da Península de Setúbal.
 
Ermelinda Freitas, em conjunto com a filha Leonor, deu forma à "Casa Ermelinda Freitas" que resultou de uma antiga exploração vinícola cuja história que recua a 1920. Nessa altura pela mãos de Deonilde Freitas, mais tarde continuada por Germana Freitas, a esta casa aposta desde logo na qualidade das vinhas e dos vinhos, que inicialmente eram produzidos e vendidos a granel sem marca própria.
 
Foi com a actual gestão que se deu a grande mudança de se criar marcas próprias. Assim, em 1997, iniciou-se um novo ciclo com o “Terras do Pó” tinto, primeiro vinho produzido e engarrafado pela Casa Ermelinda Freitas.
 
Mais recentemente, em 2005,  recebeu o conceituado prémio de melhor tinto do mundo no concurso Vinailes Internacionales com o vinho monocasta "Syrah 2005".
 
Ermelinda Freitas, com o apoio da sua filha, deixou um legado de grande qualidade e reconhecido mérito, com repercussões ao nível da promoção internacional de Portugal, assumindo para si a responsabilidade de ter contribuído de forma extraordinária para a qualificação vinícola da região do Sado.