quarta-feira

Relíquias de Dom Bosco Estiveram no Externato de Nossa Senhora da Assunção em Cascais



No âmbito da comemoração do bicentenário do nascimento de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, as relíquias de Dom Bosco estiveram no Concelho de Cascais.

Numa visita profundamente marcante para os alunos, professores e pais das escolas Salesianas do Concelho de Cascais, as relíquias estiveram no Colégio Salesiano do Estoril, no Externato de Nossa Senhora da Assunção, no Externato de Nossa Senhora do Rosário e também na Casa de Maria Auxiliadora no Monte Estoril.

A recepção aos restos mortais de Dom Bosco, preparada a rigor por uma comunidade salesiana dinâmica e muito empenhada, assumiu redobrada importância numa altura em que a sociedade Portuguesa atravessa uma crise profunda e exige uma nova postura e uma nova maneira de enfrentar os desafios que o Mundo vai trazendo.

O exemplo de Dom Bosco, que há quase um século e meio deu origem à Comunidade Salesiana que hoje se encontra bem espalhada pelo Mundo, foi o mote que deu forma à visita, sublinhando-se a simplicidade da sua vida e o exemplo de entrega total e absoluta àqueles que mais necessitam.

Impactante, marcante e em muitos casos, profundamente emocionante, a chegada das relíquias de São João Bosco ao Externato de Nossa Senhora da Assunção, em Cascais, foi certamente um dos momentos mais importantes no percurso educativo das muitas crianças e jovens que actualmente ali preparam a sua vida sob a tutela do exemplo de vida de Dom Bosco.

Porque vale a pena sublinhar a actualidade desta mensagem...