segunda-feira

Academia de Letras e Artes Comemora Portugal em Ourique


No próximo dia 6 de Outubro, com o intuito de promover a Portugalidade e de contribuir para a consolidação da nossa Identidade Nacional, vai a ALA – Academia de Letras e Artes desenvolver um conjunto de iniciativas culturais no município Alentejano de Ourique.

Esta data, que simultaneamente comemora o 868º aniversário de Portugal, assenta na assinatura do Tratado de Zamora em 1143, e será marcada pela inauguração da exposição “Intempérie dos Sonhos” do pintor Luís Athouguia e pela apresentação pública do livro “Os Guerreiros da Comarca de Ourique” da autoria de Luís Soveral Varella.

Na primeira, o pintor Luís Athouguia propõe-nos a partilha da sua mundividência e da sua concepção estética do cosmos, apresentada e fragmentada em cada obra, trazendo a campo essa inaudita possibilidade de gerar um sistema simbólico próprio, e promovendo junto do observador a capacidade de desenvolver por si próprio uma teia de conexões entre os diversos elementos simbólicos pertencentes a um mesmo alfabeto pictórico (sistema) relativamente decifrável. Por toda a sua obra perpassa, em inconfundíveis matizes, um desejo expresso, ou sonho incontido, de liberdade e harmonia, que tem eco em todos nós. No livro, que apresenta uma das mais completas abordagens historiográficas ao devir das comunidades Alentejanas, o autor reitera a necessidade de compreender a forma como se organizaram o espaço e as gentes nas regiões rurais do interior de Portugal, assumindo que esse é o único caminho que torna possível a compreensão contextualizada da dimensão abrangente da História de Portugal.

A decorrer às 18h00 na Biblioteca Jorge Sampaio, na Vila de Ourique, os dois actos consolidam a aposta da ALA na descentralização cultural Portuguesa, dando a conhecer as paisagens, os recantos, os aromas, as estórias e as memórias mais impactantes deste nosso extraordinário Portugal.