sexta-feira

Engº. Augusto Abreu Nunes: Uma Homenagem ao Fundador do Turismo do Estoril





Foi com emoção que Cascais recordou o Engº. Augusto Abreu Nunes, empresário Cascalense fundador da Junta de Turismo do Estoril e antigo Director da Sociedade Propaganda de Cascais.

A sua intervenção, fundamental para a criação da marca turística do Estoril, foi um dos mais importantes passos para a afirmação da vocação turística de cascais e para a consolidação do seu prestígio internacional.

O Dr. António d’Orey Capucho, antigo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, reforçou essa afirmação salientando o valor do projecto turístico protagonizado pelo Engº. Abreu Nunes enquanto líder do turismo no Estoril, e explicando que a marca que criou é um dos mais importantes activos da região. Legado de Abreu Nunes, e consolidada por diversas gerações ao longo das últimas décadas, a marca turística do Estoril é hoje reconhecida e valorizada em todo o Mundo sendo uma peça de património que cabe à actual geração conhecer, reconhecer e defender.

Por fim, o neto do homenageado, Engº. Pedro Rocha dos Santos, profissional de reconhecido mérito no sector do turismo e Director do Movimento de Cidadania SerCascais, sublinhou a herança recebida do seu avô e a sua importância não só para a família como para a própria afirmação internacional do Concelho de Cascais. O Estoril, marca associada a um projecto de sucesso que o Engº. Abreu Nunes fomentou, é hoje a grande vocação de Cascais, sustentando a economia local e consolidando a capacidade de crescimento do Concelho e a qualidade de vida dos munícipes.

A esta cerimónia associaram-se ainda o actual Pároco de Cascais, Padre Nuno Coelho, o anterior Prior da Freguesia, Padre Raul Cassis Cardoso, o empresário António Muchaxo, o antigo Presidente da Junta de Freguesia de Cascais, Pedro Silva, para além de várias dezenas de munícipes e familiares dos homenageados.

O Engenheiro Abreu Nunes faleceu em Cascais no dia 12 de Outubro de 1966.