sábado

A Pastelaria Bijou e a Identidade Municipal de Cascais



Ao longo dos últimos anos foram paulatinamente desaparecendo as referências que durante muitas décadas deram forma à identidade comercial de Cascais... da Casa Tomaz até ao Faraó, quem não se lembra do Café Tavares, da Casa do Mário, da Tabacaria Triunfo, da União Eléctrica Cascaense, do Átomo, da Galera, da Glória, do Cesteiro, do António de Alvide ou da Casa Torrado?


por João Aníbal Henriques


Mercê da evolução dos tempos, da morte dos comerciantes que as conceberam e das crises sucessivas que têm afectado o comércio tradicional, Cascais tem vindo a perder os pilares comunitários que ao longo de muitas gerações sustentaram uma forma de ser e de estar que consolidou a vocação cosmopolita da vila e, acima de tudo, tornou possível o sucesso extraordinário alcançado pela Região de Turismo do Estoril.

Agora as coisas funcionam a um ritmo diferente e os interesses de Cascais têm obrigatoriamente de se adaptar aos tempos em que outros interesses se lhes sobrepõem...

Exemplo disto é o que se prepara para fazer à Pastelaria Bijou, situada no Largo Camões, e que é hoje uma das últimas referências históricas do comércio de Cascais. Reconhecida pela sua longa história mas, sobretudo, pela extraordinária qualidade dos seus produtos e pela simpatia e profissionalismo dos que nela trabalham, a Pastelaria Bijou vai assistir a uma redução administrativa dramática da sua esplanada que, para além de comprometer a sua viabilidade comercial, vai significar necessariamente mais uma machadada na oferta do comércio Cascalense, que cada dia que passa se vai transformando cada vez mais num imenso Martim Moniz.

Sendo incompreensível a cegueira administrativa das entidades oficiais e notória a sua incapacidade para conhecer e reconhecer o que ainda resta da antiga e saudosa Identidade Cascalense, fica a certeza de que a concretizar-se, o desaparecimento da Bijou será mais um passo no sentido da anomia crescente que o poder partidário tem vindo a impor a Cascais.


Pedro Canelas, o proprietário da Pastelaria Bijou, fundador da Fundação Cascais e Cascalense assumido na defesa intransigente dos interesses de Cascais, integrou listas candidatas à autarquia de Cascais num partido diferente daquele que hoje controla a Nossa Terra.

Que tristeza o que está a acontecer em Cascais...