quinta-feira

Capela de Santo Amaro de Alcântara (Lisboa): Os Tesouros Ocultos e Maltratados da Portugalidade





por João Aníbal Henriques

Situada num local com vista privilegiada sobre o Rio Tejo, no morro de Santo Amaro, em Alcântara com a Ponte Salazar no horizonte, a Capela de Santo Amaro é um dos mais interessantes e desconhecidos tesouros da Cidade de Lisboa.

Utilizando uma pouco usual estrutura circular, assentando num conjunto de pilares que dão forma a uma galilé semi-circular fechada por quarto portões monumentais em ferro forjado que serão provavelmente de época posterior, a capela integra uma interessantíssima colecção azulejar de gosto tardo-maneirista que acompanha um conjunto simbólico normalmente associado ao milagreiro Santo Amaro.

Construída em 1549, com projecto de Diogo de Torralva, possui ainda um importante conjunto de simbologia Templária, provavelmente remetendo para o carácter lendário que acompanhada a origem da santidade daquele local.

Esse facto vem reforçar de forma extraordinária a importância deste espaço que, embora esteja classificado oficialmente como Monumento Nacional desde 1910, apresenta inaceitáveis sinais de incúria e desleixo que contrastam de forma evidente com o seu enorme potencial turístico e cultural.