quarta-feira

Mais uma Greve nos Transportes...




Depois de um número absolutamente inaceitável de greves que se estendem desde há mais de um ano e que prejudicam de forma muito grave a vida dos utentes e demais passageiros da CP, e de uma greve suicida com a duração de cinco dias durante o período das férias da Páscoa, com implicações gravosas e incongruentes no sector do turismo, eis que se anuncia nova greve na Refer para o próximo dia 16 de Abril.

 Esta forma de luta, que é um direito legalmente constituído, deveria assentar num respeito incontornável pelo direito que os utentes têm de utilizar um meio de transporte pelo qual já pagaram e do qual dependem para trabalhar. Deveria também, num estado que se quer de direito, respeitar o facto de os ditos utentes nada terem a ver com qualquer espécie de reivindicações apresentadas pelos sindicatos para justificar a greve. Deveria, porque disso depende a sobrevivência da própria democracia, dar corpo à máxima de que só merece respeito quem respeita.


E por isso, num clima generalizado de mal-estar e de incómodo de centenas de milhares de Portugueses perante esta postura desrespeitosa e irresponsável dos sindicatos que convocam estas greves, somos obrigados a concordar com a frase que cada vez se ouve mais nos comboios Portugueses: “privatizem isto rapidamente e ponham esta gente toda no olho da rua”!