terça-feira

Cascais Natura Recupera Dunas do Guincho




Decorre a bom ritmo a intervenção levada a cabo pela agência municipal Cascais Natura nas dunas do Guincho. O projecto, que está a ser realizada em conjunto com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e é financiado pelo Programa QREN, visa consolidar um corredor dunar possuidor de características únicas e que é essencial para a contenção das areias que estavam a avançar a ritmo acelerado em direcção à zona da Quinta da Marinha.

Os méritos da intervenção, no entanto, ultrapassam largamente os efeitos práticos e imediatos que se farão sentir ao nível da conservação da natureza. De facto, por incluir o projecto de criação de um corredor de acesso à zona Norte da praia do Guincho e de um centro de observação da natureza, a recuperação agora levada a efeito pela Cascais Natura permitirá devolver aos Cascalenses uma das mais interessantes e significativas zonas do Parque Natural Sintra-Cascais.

Criado e gerido durante muitos anos à revelia dos interesses de Cascais e da sua população, que se encontra ainda impossibilitada de entrar, visitar, conhecer e utilizar grande parte do espaço contido naquela área natural, o Parque Natural Sintra-Cascais nunca passou de um mero decreto administrativo que não impediu que ali dentro se cometessem diversos atentados contra os valores ambientais da Serra de Sintra. Exemplos gritantes disso têm sido as deposições ilegais de entulho, as construções clandestinas e a utilização da área do parque para actividades desportivas que destroem zonas sensíveis daquela área.

Com a intervenção agora concretizada no Guincho, abrem-se as portas de um espaço único inserido no Parque Natural Sintra-Cascais aos portugueses e principalmente à população de Cascais, que assim passará a poder compreender e valorizar o autêntico tesouro que esta zona do Concelho ainda encerra.

É simultaneamente uma mais valia ambiental e um importante contributo para a promoção da Identidade e da Cidadania da nossa terra.